História do Brava

O surgimento do Brava se deu na Itália, berço da própria Fiat, em 1995, sendo produzido até 2001. No Brasil ele iniciou sua fabricação em 1999 e parou em 2002.

Traçando uma breve linha do tempo temos, no Brasil:

1993 – 1998 – Tipo
1999 – 2002 – Brava
2002 – 2010 – Stilo
2011 – …. – Bravo

Concomitantemente a ele foi lançado o Bravo, de mesma plataforma, porém em versão 3 portas e de traseira ligeiramente mais curta, além de lanternas inteiras de formato elíptico.

Em princípio, o Bravo seria o automóvel trazido pela Fiat para o Brasil, mas alterações da abordagem do mercado fizeram com o que Fiat mudasse subitamente os planos.

Pelo que algumas revistas citam, houve promoções em alguns estados onde o vencedor ganharia um Fiat Bravo, prova de realmente este teria sido o modelo escolhido inicialmente. Inclusive expostos os veículos já estavam.

Algumas pessoas comentam que a própria Fiat italiana interviu nisso, fazendo o Bravo ser levado a outros países latinos e trazendo o Brava para o Brasil. Sorte nossa…

Ainda não temos como certo, mas existe a possibilidade de o Stilo ser sucedido pelo “Nuovo Bravo”, que já está rodando na Europa e substitui por lá, também, o Stilo.

O Brava/Bravo é um hatchback familiar que deu origem ao sedan Marea (na Europa, em 1996), mas que foi lançado posterior a este aqui no Brasil. Aqui, o Marea veio em 1998, sucedendo o Tempra.

Desde o seu lançamento ele disputa mercado com veículos como Chevrolet Astra, Ford Focus, Vokswagen Golf, Peugeot 307, Citröen Xsara, Renaut Megane e outos hatchbacks anteriores e sucessores destes.

Durante o seu tempo de fabricação no Brasil, ou seja de 1999 ao ano 2003, foram fabricados um total de 43.011 unidades.

16 opiniões sobre “História do Brava”

  1. tenho um brava 2002 verde muito bonito, gosto muito dele, e gostaria de mais informações para me associar ao clube, moro em guarulhos sp.

  2. Olá a todos os apaixonados pelo fiat brava, estou vendendo um brava raridade, ano02 modelo 03, prata, com 59mil km original, sx 1.6 16v. revisões feita na concessionária, manual e chave reserva, carro de colecionador, quero 14mil, quem tiver interesse, e-mail shimoda2@bol.com.br obrigado

  3. OI BOA NOITE TENHO UM BRAVA 2001 BRANCO GOSTO MUITO DELE E GOSTARIA DE SABER COMO FACO PARA APAGAR A LUZ DA ENGEÇÃO E COMO FACO PARA COMPRA PEÇAS ORIGINAIS E ACESSÓRIOS

  4. Boa noite! Eu tenho uma brava elx e a mesma não arranca no meio de ladeiras íngremes, ela morre. Alguém poderia me dar uma luz? Desde já agradeço Emilson

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 1 = seis

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>