Trocando a bieleta do Brava e Marea

Os proprietários dos veículos Fiat Brava e Fiat Marea conhecem bem a fundo a palavra bieleta, normalmente associando-a a ruídos na suspensão dianteira. Na verdade, a função da bieleta é transmitir parte da força recebida pela barra estabilizadora à torre da suspensão, ficando presa tanto na barra quanto no amortecedor.

Ferramentas necessárias:

Duas chaves 17mm, a saber:

  • Uma chave de boca 17mm
  • Uma chave sextavada ou soquete sextavado 17mm
  • No caso do soquete, um cabo T para torque (não utilize chave catraca para isso)

Um macaco hidráulico convencional (não precisa ser jacaré) e um cavalete.

Nunca realize o procedimento com o veículo apoiado em macaco convencional pois este pode ceder e ferir gravemente, além de causar danos estruturais ao veículo.

1. Primeiro, esterce o veículo completamente. Se o problema for na bieleta esquerda, esterce para a direita e vice-versa. Lembre-se de fazer isso com o motor ligado, para não danificar a direção hidráulica.
2. Afrouxe os parafusos da roda com o veículo ainda no chão, como se fosse trocar o pneu.
3. Levante o carro até liberar o pneu e remova-o. Instale o cavalete.
4. Com o pneu fora, pode-se ver e acessar a bieleta, conforme foto abaixo.

Solte o parafuso superior e o inferior da bieleta, utilizando a chave de boca e chave sextavada conforme a foto a seguir.

6. Com a bieleta já removida, verifique a integridade dos ilhoses de encaixe. Caso estejam em perfeitas condições, prossiga na montagem.
7. Instale a nova bieleta, flexionando as articulações de forma a facilitar o encaixe.
8. Instale as porcas, utilizando-se das ferramentas da mesma forma da desmontagem.
9. Realize o torque final após a instalação das porcas superiores e inferiores, garantindo integridade no sistema e confira a instalação.

10. Pronto, basta colocar de volta o pneu, descer o carro e aproveitar sua nova bieleta.

Dicas: para facilitar a remoção e instalação da nova bieleta, elevar os dois lados do carro ajudará pois tirará a tensão da barra estabilizadora. Utilize bieletas de boa marca que duram mais.

6 opiniões sobre “Trocando a bieleta do Brava e Marea”

  1. Rapaz! Mas é fácil demais.

    Tô precisando trocar as do meu Brava.
    Vou seguir esse guia aqui sem dúvida!
    Abraço!

  2. BOM PRECISO DE AJUDA QUEM PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO, ESTOU COM DUVIDA A RESPEITO DE UMA PEÇA DO FIAT BRAVA SX 1.6 16V QUE DEVE SER A RESISTENCIA AR DO BRAVA QUE FICA DO LADO DO PASSAGEIRO ENBAIXO DO PORTA LUVA .É NORMAL ESQUENTAR TANTO ESS PEÇA? ELA TEM HAVER COM AR FRIO SE TIRAR ELE NAO FUNCIONA. ME AJUDA OBRIGADO.

  3. fiz o motor completo do meu brava mais o carro estar acelerado e morrendo direto quando estar quente.alguem pode me ajuda.oque deve ser

  4. tentei fazer isso mas, quando tentei afrouxar a porca, o parafuso rodava e nao desenroscava a porca. o que fazer?
    Obrigado

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